Carta de apoio aos jornalistas da Gazeta do Povo

22 jun
10387473_10200343660750949_2672187068155627213_n

Campanha do SINDIJOR em 2015 já alertava para este problema

No dia 15 de fevereiro deste ano, a Gazeta do Povo publicou matéria intitulada “TJ e MP pagam supersalários que superam em 20% o teto previsto em lei”. Na matéria, eram expostos dados – já públicos no Portal da Transparência – com os salários pagos a magistrados em 2015. Entre outras questões, abordava a remuneração de juízes, desembargadores, promotores e procuradores, com seus complementos como indenizações, pagamentos retroativos e auxílios, incluindo o auxílio-moradia.

Como represália à publicação da matéria, várias ações foram ajuizadas contra Chico Marés, Euclides Garcia, Rogério Galindo, Evandro Balmant e Guilherme Storck, que produziram a reportagem em conjunto. Hoje, já são mais de 40 juízes processando os jornalistas e profissionais de TI da Gazeta do Povo. Por conta disso, os cinco profissionais têm percorrido vários quilômetros toda semana para comparecer a audiências em diversas cidades paranaenses. Além de inviabilizar suas vidas pessoais, a manobra também impõe de forma vergonhosa uma censura velada à liberdade de expressão e de imprensa.

O PSOL não só apoia incondicionalmente o trabalho dos jornalistas e o direito à publicação de quaisquer denúncias que achem pertinentes como também abomina a estratégia utilizada pelos magistrados paranaenses. Esse tipo de atitude mostra a arrogância de um poder que se coloca acima da lei e usa justamente seus mecanismos para prejudicar o trabalho e a vida pessoal daqueles que dedicam sua vida à informação.

O PSOL diz NÃO à censura e SIM à liberdade de expressão.

Diretório Municipal – PSOL-Curitiba
Coletivo de Pré-Candidatos a Vereador
Coordenação de Pré-Campanha – Xênia Mello

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s