Nas eleições que se aproximam, construir uma alternativa política é preciso!

6 maio

Estamos nos aproximando de uma importante disputa eleitoral, que acontecerá num momento de grave crise econômica e política no Brasil. Apesar da reforma eleitoral articulada por Eduardo Cunha, aprovada no Congresso Nacional e sancionada por Dilma Roussef, que praticamente excluiu os partidos de esquerda do processo eleitoral – reduzindo nosso tempo de programa a meros segundos e excluindo a obrigatoriedade de serem convidados aos debates na TV – , apresentaremos candidaturas às Prefeituras e às Câmaras Municipais visando contribuir com a construção de saídas populares e à esquerda para a crise em que nos encontramos.

No V Congresso Estadual do PSOL-Paraná, os mais de 80 delegados presentes votaram, quase por unanimidade, uma resolução que afirma a necessidade de que nossa participação no processo eleitoral se dê em aliança com os diferentes movimentos sociais que travam importantes lutas na atual conjuntura. No âmbito partidário, essa aliança se reflete na possibilidade de aliança apenas com o PCB e o PSTU, a partir do entendimento de que somente esses partidos possuem militância e posições alinhadas à nossa leitura da conjuntura e do que são as necessidades do movimento socialista na atualidade.

Ainda que estejamos, neste momento, nos posicionando contra o impeachment da presidenta Dilma em aliança com amplos setores, ou que tenhamos, em outros momentos, feito lutas conjuntas contra o governo anti-popular e autoritário de Beto Richa, entendemos que esses pontos comuns não são suficientes para a construção de alianças eleitorais com partidos que foram, e continuam sendo, cúmplices ou protagonistas de ataques à classe trabalhadora no último período. É importante destacar que as consequências dessas políticas também foram e ainda são percebidas pela classe trabalhadora paranaense, que não se vê mais representada no cotidiano da defesa pelos direitos dos trabalhadores em nenhum partido que compõe a base do atual governo.

Desde a sua fundação, o PSOL faz oposição de esquerda aos governos do PT e de seus aliados. Fizemos o combate contra uma política econômica pró-mercado financeiro, contra a privatização do serviço público em todas as suas formas, combatendo a corrupção, contra o desmonte da saúde e da educação pública, em favor da luta dos trabalhadores e da juventude, dos direitos sociais e trabalhistas, pelo imposto sobre as grandes fortunas, pela auditoria da dívida pública e por uma maior distribuição da riqueza nacional. Lutamos pelo fim do genocídio da juventude negra, pela legalização do aborto e por políticas públicas que combatam a LGBTfobia.

Queremos que a aliança que construímos no dia-a-dia também se reflita nas eleições. Por isso, estamos em diálogo com o PCB e o PSTU para que essa aliança se efetive no Paraná.

Para nós, a melhor forma de combater o avanço da direita e de políticas conservadoras é construindo uma alternativa política ao PT e ao governismo. É dessa forma que poderemos dialogar com uma ampla parcela da população que se posicionou a favor do impeachment e que também rejeita o PSDB e Michel Temer. Respeitamos aqueles que fazem este combate internamente no PT e no PCdoB, mas entendemos que esta opção está errada, pois alimenta uma alternativa falsa para os trabalhadores e a juventude, dado que, para nós, ambos os partidos não possuem mais possibilidades de voltarem a cumprir um papel de transformação social. .

Em 2016, o PSOL terá candidatura própria à Prefeitura em aproximadamente 20 cidades do Paraná. Em algumas delas, como Cascavel, Curitiba, Jacarezinho, Ponta Grossa e Umuarama, estamos também construindo uma grande chapa para a disputa da Câmara Municipal.

Entendemos que o momento não permite vacilações. Seguiremos firmes para mostrar que a luta por transformações efetivas na sociedade brasileira não se encerrou! Nem direita, nem petismo: a saída é pela esquerda!

Executiva Estadual do PSOL-PR – 04 de maio de 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s