Porque um vereador do PSOL?

18 ago
Parlamentares do PSOL do Rio de Janeiro.

Parlamentares do PSOL do Rio de Janeiro: Eliomar Coelho, Marcelo Freixo, Renato Cinco e Chico Alencar

No dia 26 de setembro, a partir das 15h, o PSOL promoverá, em Curitiba, um debate acerca do papel dos vereadores e demais parlamentares do partido. Na reunião, estará presente o vereador Renato Cinco, da cidade do Rio de Janeiro, que irá relatar sua experiência. Além dele, estarão presentes outros militantes do PSOL que já foram candidatos em Curitiba.

O objetivo do encontro é continuar o processo de organização da participação do partido e de sua militância nas eleições de 2016. Em seu V Congresso Municipal, em junho, o PSOL decidiu que vai lançar uma candidatura de oposição de esquerda a atual Prefeitura e também que vai lançar uma chapa com mais de 50 nomes para a Câmara Municipal. Dessa forma, o partido pretende superar a barreira do quociente eleitoral e eleger o seu primeiro vereador na capital.

A ideia é que a chapa de vereadores do partido reflita as mais diversas lutas sociais e políticas que acontecem na cidade, sejam elas as mais tradicionais da esquerda, sejam elas as que vem surgindo nos últimos anos. Queremos uma chapa que alie quantidade e qualidade, ou seja, que tenham pessoas comprometidas com o programa do partido.

Em todo o Brasil, os parlamentares do PSOL tem se destacado pela sua atuação firme em favor da pauta dos movimentos sociais, no combate a corrupção e aos privilégios e na construção de uma alternativa de esquerda para a crise política e econômica.

Para dar conta dessa imensa tarefa, vários debates estão sendo organizados. O primeiro deles, em julho, debateu o feminismo e a participações das mulheres nas eleições, contando com a presença da vereadora Fernanda Melchionna, do PSOL de Porto Alegre. Agora, em setembro, a ideia é debater as possibilidades e limites de um mandato no município.

Essa reunião também será um momento para que os/as militantes do PSOL que tem interesse em participar das eleições como candidatos, se apresentem. Além disso, será um espaço para aqueles que querem conhecer e se filiar ao PSOL e para que movimentos sociais apresentem suas pautas ao partido, visando com que elas sejam incorporadas ao programa que o PSOL vai apresentar nas eleições.

O PSOL compreende que a participação nas eleições só vale a pena se for bem preparada e estruturada. Essa é a arma de um partido pequeno, que não conta com financiamento empresarial (pois isso garante independência política). Sem isso, o espaço que podemos ocupar na eleição acaba não sendo aproveitado.

Clique aqui para acessar o evento no Facebook. 

Anúncios

2 Respostas to “Porque um vereador do PSOL?”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ciclo de seminários “Se a Cidade Fosse Nossa” começa nesta quinta | - 06/09/2015

    […] serão abertos e gratuitos. E, para financiá-los, o PSOL está recebendo doações online. O segundo evento do ciclo contará com a presença do vereador Renato Cinco, do PSOL do Rio de […]

  2. PSOL debaterá pré-candidaturas a prefeitura em 24 de outubro | - 03/10/2015

    […] Porque um vereador do PSOL? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s