Mulheres, Feminismo e Política

25 jun

alertalilc3a1s1Apesar de serem mais de 50% da população brasileira, as mulheres ocupam menos de 20% das cadeiras nas Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e do Congresso Nacional. Além disso, são poucas as mulheres parlamentares que de fato se propõe ao avanço de pautas feministas e que estão comprometidas com as reivindicações das mulheres trabalhadoras.

Para fortalecer a organização das mulheres e incentivar uma maior participação feminista na política, dentro e fora das eleições, acontece, no dia 04 de julho, as 15h00, o debate “Mulheres, Feminismo e Política”. O debate é aberto e vai acontecer no auditório do IFPR, na rua João Negrão, 1285, no bairro Rebouças.

São três as convidadas para compor a mesa: Fernanda Melchionna vereadora do PSOL em Porto Alegre, Isa Penna, candidata a deputada estadual mais votada do PSOL em São Paulo e Xênia Mello, candidata a deputada estadual mais votada do PSOL no Paraná.

O debate acontece num momento de ataque aos direitos das mulheres, como a retirada da menção a “busca pela igualdade de gênero” nos planos municipais e estaduais de educação.

Saiba mais:

Paridade de gênero é um passo essencial para a radicalização da democracia – Artigo de Isa Penna na Carta Maior.

Política não é para os engravatados – Discurso de Fernanda Melchionna na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Ser mulher, candidata e feminista – Artigo de Xênia Mello no Blogueiras Feministas.

Anúncios

2 Respostas to “Mulheres, Feminismo e Política”

  1. Jaminus Quedaros de Aquino 29/06/2015 às 10:03 #

    Interessante que a fala de Fernanda sobre a gravata, infelizmente em algumas localidades, continua sendo centro de polêmicas, e parabenizo ela por seu discurso, e mais, vou além, são jumentos de gravata, ou se preferirem papas na língua os chamarei de ignorantes ilustrados´, sem ofensa aos jumentos animais muito prestativos na região norte e nordeste. E ainda, me choco ao ver o total devaneio de alguns políticos decréptos, que se intitulam representantes do povo, quando na real representam seus interesses de bolso.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Porque um vereador do PSOL? | - 18/08/2015

    […] conta dessa imensa tarefa, vários debates estão sendo organizados. O primeiro deles, em julho, debateu o feminismo e a participações das mulheres nas eleições, contando com a presença da vereadora Fernanda Melchionna, do PSOL de Porto Alegre. Agora, em […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s