O sol brilha na política mandaguariense

24 fev

mandaguariPor Vinícius Grilo*

Estamos indignadxs.

Vemos na sociedade um retrocesso, vivemos num país onde o termo “direitos humanos” é utilizado pejorativamente, onde assuntos como direitos igualitários para gênero, cor, classe, sexualidade ainda precisam ser discutidos. Temos, na política regional, estadual e municipal um sentimento de não representavidade e de não pertencimento e foi para isso que criamos o Núcleo de Base do PSOL, em Mandaguari.

Independe de possíveis ambições políticas, o Núcleo de Base, que batizamos de PAGU, surgiu da necessidade de discutir política, sociologia, economia e demais temas propostos por todxs xs membros do grupo.Nossa principal área de discussão são os temas relacionados aos direitos humanos e minorias, mas não nos limitamos a teoria: panfletamos, organizamos ações nas ruas e na internet e participamos ativamente de movimentos sociais e culturais de Mandaguari e região.

Além da não representavidade em todas as esferas políticas, vemos que em Mandaguari (que é o foco principal de nossos esforços), não existe oposição política coerênte, ou seja, apesar de divergências pessoais, vez ou outra, fomentarem discussões entre xs representantes eleitxs pelo povo, suas idéias são basicamente as mesmas, o que nos leva a uma estagnação política e como já a muito é dito, a estagnação leva ao declínio.

Nós temos posição, nós temos lado: nossos ideais falam de luta, de liberdade, de uma vida digna a todos os cidadaxs, enfrentamos o discurso que pregam a violência e o ódio fazendo frente a ofensiva fundamentalista e conversadora contra os direitos das minorias sociais, estamos ao lado das mulheres, dxs negrxs, da comunidade LGBT, dxs idosxs, dxs jovens, de quem nescessita do transporte público todos os dias para trabalhar, das vítimas da chamada guerra as drogas,  dx pequenx produtor rural e de quem não tem teto ou terra para produzir, dos insurgentes e indignadxs.

Agora que você sabe um pouco sobre nós, quando ver por aí algo assinado como PSOL ou PAGU (e você vai ver) já vai saber do que se trata: se trata de um grupo político diferente de qualquer outro que você conhece, e fico feliz em afirmar isso principalmente por também quebrar o tabu de que “político é tudo igual” ou “político é tudo ladrão”, não, nós não somos iguais (e definitivamente não somos ladrões). A principal demonstração disso é o fato de que o PSOL como um todo não aceita verba de empresas para financiamento de campanha, ou seja, não temos o rabo preso com ninguem, não temos dívida com nenhuma empresa privada e nossa única razão de existir é lutar para que nossa cidade, nosso estado ou nosso país seja um lugar melhor, simples assim.

No mundo politizado em que vivemos, estar sozinho é, infelizmente, estar sem voz e é por isso que nos reunimos, nos organizamos e convidamos você a participar dessa nova etapa da política de Mandaguari. Venha ter voz, venha participar de nossas reuniões e conhecer nossas propostas, venha se surpreender com a juventude Mandaguariense. Você pode nos encontrar no Facebook (facebook.com/nucleopagu) e acompanhar nosso trabalho. Vamos juntos fazer a diferença e mostrar para os pessimistas que sim, é possível.

Somos humanxs, somos de esquerda, somos do PSOL.

*Vinícius Grilo é publicitário, professor de design, radialista, esquerdista, militante do PSOL e nunca foi pra CUBA. Otimista por opção, acredita no ser humano e acha que o mundo tem jeito, muito jeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s